Search

Design thinking como motor de inovação – como a simatec está moldando o futuro

A inovação faz parte do DNA da simatec: com sede em Wangen an der Aare, a empresa desenvolve produtos e soluções impressionantes para montagem, desmontagem e manutenção de rolamentos de rolos há quase 40 anos. A inovação e o foco no cliente são dois dos fatores de sucesso – mas há mais…!

Três meses pensando e trabalhando de forma diferente – com seu método Design Thinking, a simatec utiliza uma abordagem que coloca as necessidades do cliente no centro de todas as considerações. Ao implementar processos criativos ágeis e iterativos, bem como inúmeras entrevistas, as ideias e preferências de futuros clientes podem ser amalgamadas. “Queremos adaptar soluções e produtos novos e inteligentes às necessidades precisas dos nossos clientes e, assim, desenvolver novas áreas de negócio”, afirma o proprietário Mischa Wyssmann.

Duas equipes de três pessoas foram incumbidas da tarefa de encontrar novos campos de aplicação para a tecnologia da célula seca de produção de gás simatec – o coração do produto líder “simalube”. As duas equipes, “Da Vinci” e “Einstein”, realizam pesquisas na área de MedTech e controle de pragas, proteção de cultivos e serviços de construção, e trabalham sob a supervisão de um moderador externo. Mischa Wyssmann: “Para as equipes interdisciplinares, liberamos completamente quatro funcionários do seu trabalho diário e fornecemos a eles a infraestrutura ideal para trabalhar de forma autônoma. Além disso, foi nomeada uma pessoa em cada equipe para apresentar a perspectiva externa da simatec às equipes.” Os cubos de escritório “Da Vinci” e “Einstein” foram equipados com tecnologia de colaboração e material de prototipagem para métodos criativos de pensamento. Outro fator de sucesso é o coaching metodológico do moderador e do Conselho de Inovação, que planejam e supervisionam o processo. A equipe MedTech também é apoiada por especialistas externos em temas médicos complexos, como aplicações, mercados, questões regulatórias e conformidade.

(Peter Aebi, Marc Beutler, Matthias Meier)

Por que a célula seca de produção de gás foi o foco do método Design Thinking? A célula seca que produz gás, do tamanho de uma bateria de aparelho auditivo, utiliza princípios eletroquímicos para gerar gás hidrogênio. É uma fonte de energia autônoma que também funciona como motor, relógio e gerador de pulsos – uma miniusina absolutamente potente e ágil, cujos benefícios potenciais estão longe de se esgotar. E é exatamente aí que entra o design thinking.

Então, como você encontra a solução definitiva e como o progresso é medido? Em primeiro lugar, a inovação não é uma coincidência, mas sim o resultado de uma estratégia consistente, cujo cumprimento é monitorizado continuamente – as equipas planeiam e trabalham em sprints quinzenais. Eles compartilham os resultados em reunião de revisão com o Conselho de Inovação, formado por membros da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração. Esse monitoramento do sucesso constitui a base do próximo sprint. “Damos especial importância à comunicação em toda a empresa”, afirma Mischa Wyssmann. “As equipes de inovação compartilham regularmente suas experiências com seus colegas como parte de um evento informativo – tomando uma cerveja Fürobebe. Este projeto de inovação, orientado pelo método Design Thinking, não se concentra nos nossos objetivos de negócio, mas sim em servir como um motor de inovação para colaboradores motivados e entusiasmados.”

 

“Com o método Design Thinking, criamos a mentalidade para visões de futuro”, Mischa Wyssmann, proprietária.

 

A simatec aprendeu sobre o método Design Thinking no outono de 2021, como parte de um workshop de três dias no Furniture Forum (Mobiliar Forum) em Thun. Estabelecer tecnologia de inovação nas empresas foi a decisão certa e um modelo exemplar para as empresas industriais que pretendem redesenhar o seu futuro no contexto da digitalização.

(Mike Weber, Tamara Rebmann, Jörg Ammann)